Guia completo sobre Reajuste de Plano de Saúde Empresarial 2024
Todos os anos os planos de saúde sofrem um reajuste no valor. Você sabe como esse percentual é calculado?
Essa porcentagem pode variar de acordo com as despesas do ano anterior ou defasagem de beneficiários e preços dos insumos em geral. Resumidamente, é uma conta complexa e que leva em conta uma série de variáveis, portanto pode surpreender os consumidores com tarifas mais altas.
Nós, da Plano de Saúde Empresarial, estamos aqui para facilitar seu acesso à informação e abordaremos a seguir como funciona o reajuste de plano de saúde para que você entenda melhor.
Reajuste negativo para os planos familiares e individuais em 2024
Antes do comunicado da ANS, estimava-se que os contratos individuais teriam um acréscimo de 10% a 12%. Essa projeção era feita pelo banco Citi, levando em conta os dados da ANS nos primeiros nove meses de 2022 e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado, que foi de 5,79%.
A respeito dos planos empresariais e coletivos por adesão, ainda não há uma previsão sobre o aumento, e o percentual será divulgado no segundo semestre.
No momento atual, os contratos individuais e familiares, cujo reajuste máximo é regulado pela ANS, representam a menor parcela de usuários de planos de saúde.
Para ter uma noção, a Hapvida, uma das empresas com mais contratos individuais, tem aproximadamente 17% de sua base de clientes nessas condições. Enquanto a SulAmérica, possui apenas 4% de seus clientes nesse tipo de plano.
Como funciona o reajuste dos planos de saúde?
A metodologia para apontar o reajuste utiliza os seguintes dados:
Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA);
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O primeiro dado é obtido com base nas oscilações das despesas médicas, que são monitoradas pela própria ANS. Já o segundo, se baseia nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que afere a inflação da economia brasileira.
Com base nesses dois indicadores se obtém a seguinte matemática: O IVDA incide em 80% no valor do reajuste do plano e o IPCA incide em 20% no valor do reajuste do plano.
Como o IVDA resulta em uma porcentagem maior no cálculo do reajuste e por conta do recuo das despesas médicas no ano de 2020, o reajuste de abril de 2021 até o início de 2022 para os planos individuais e familiares sofreu deflação de 8,19%.
Reajuste dos planos de saúde nos anos anteriores
Reajuste ANS 2022 – percentual de 15,50% de reajuste anual
Reajuste ANS 2021 – mensalidade reduzida no percentual de -8,19%
Reajuste ANS 2020– percentual de 8,14% de reajuste anual
Reajuste ANS 2019 –percentual de 7,35% de reajuste anual
Reajuste ANS 2018– percentual de 10% de reajuste anual
Como funciona o reajuste para os planos coletivos?
Para planos de saúde empresariais ou por adesão de até 29 vidas, a ANS também estabelece um agrupamento de contratos coletivos para cálculo e aplicação do reajuste, conhecido como pool de risco (Resolução Normativa 309 de 2012).
Esta medida tem o objetivo de diluir o risco desses contratos, oferecendo maior equilíbrio no cálculo do reajuste.
Além disso, existem outras regras que as operadoras devem respeitar para calcular o reajuste dos planos de saúde. Como, por exemplo, comunicar o índice de aumento que será aplicado e ser transparente quanto às informações que constam no boleto de fatura.
Devemos levar em conta também a situação econômica do país, o aumento do dólar e o custo dos serviços. Tudo isso gera impacto no repasse dos valores aos consumidores e que consequentemente elevam os índices de reajuste.
Como a maioria dos serviços prestados pelo plano também estão sujeitos aos valores estipulados pelo mercado, o aumento do dólar e combustível impactam diretamente no custo do serviço.
Além disso, alguns medicamentos também são dolarizados, bem como insumos médicos, do tipo aventais, luvas, máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI) acabam tendo seus preços elevados e que se somados podem superar até mesmo a inflação e que encarecem os serviços prestados pelas instituições de saúde, clínicas, entre outras.
Quais os tipos de reajustes que existem?
reajuste anual;
reajuste por faixa etária;
reajuste por sinistralidade sinistralidade.
Como funciona o reajuste anual?
Para os planos coletivos a correção leva em conta também a inflação e as despesas médicas, mas, em alguns casos, é cobrada uma taxa da administradora e dos sindicatos que eleva o preço das mensalidades, conforme o acordo coletivo firmado.
Como funciona o reajuste por faixa etária?
- 0 a 18 anos;
- 19 a 23 anos;
- 24 a 28 anos;
- 29 a 33 anos;
- 34 a 38 anos;
- 39 a 43 anos;
- 44 a 48 anos;
- 49 a 53 anos;
- 54 a 58 anos;
- 59 anos ou mais.
Cada faixa etária no plano de saúde representa um acréscimo que é estipulado no contrato com a operadora.
Como funciona o reajuste por sinistralidade?
A correção funciona como uma contabilidade básica, seguindo a conta de receita que a operadora teve a partir das mensalidades pagas pelos beneficiários versus sua despesa com a realização de procedimentos.
Esse tipo de reajuste é aplicado somente nos planos de saúde coletivos por adesão ou empresariais. Ele tem como finalidade compensar os gastos com os serviços médicos durante um determinado período.
Como saber se a mensalidade do meu plano de saúde está correta?
Se você está em dúvida sobre o reajuste do seu plano de saúde e quer buscar mais informações, saiba que pode acessar o site do Instituto Brasileiros de Defesa do Consumidor (IDEC). No portal, você pode utilizar uma calculadora de reajustes de planos de saúde para saber se o valor está correto.
Além disso, a Agência Nacional de Saúde também disponibiliza canais de atendimento que você pode utilizar para buscar informações, recorrer ou fazer alguma denúncia:
Disque ANS – 0800 701 9656;
Fale Conosco em www.gov.br/ans;
Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 021 2105.
Onde contratar um plano de saúde?
Para isso, basta solicitar uma cotação gratuita em nosso site. Em seguida, entraremos em contato para te apresentar uma proposta personalizada. É rápido, fácil e gratuito.
Referências
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DA GENTE?
Os melhores parceiros para o seu Plano de Saúde Empresarial.
As melhores seguradoras
do Brasil à sua disposição
Atendimento rápido
e descomplicado
Um time especializado
em soluções
Suporte ao cliente
sem burocracia
SOMOS O QUE FALAM:
"Estou extremamente satisfeito com os serviços da Saúde + Plena, empresa responsável por fornecer o plano de saúde para nossa empresa. Desde o primeiro contato, fomos muito bem atendidos e recebemos todas as informações necessárias de forma clara e objetiva. A equipe da Saúde + Plena demonstrou um profundo conhecimento sobre os diferentes tipos de planos disponíveis e nos ajudou a encontrar a melhor opção para atender às necessidades dos nossos colaboradores. Além disso, a parceria com a seguradora Amil tem sido excelente, com uma ampla rede credenciada de médicos e hospitais de qualidade. Recomendo a Saúde + Plena a outras empresas que buscam um serviço confiável e eficiente de plano de saúde."
